Sacos plásticos, também conhecido como sacolas plásticas, são utensílios que servem para facilitar o carregamento de objetos consideravelmente leves em quantidade. O maior causador da utilização deles são os supermercados, com a distribuição deles gratuitamente aos clientes para conduzir suas compras. Podem ser produzidos através da destilação (craqueamento do petróleo),obtendo-se uma substância chamada Nafta (matéria prima do plástico) a qual é transformada em Pellets. Os Pellets são levados para confecção do plástico, sendo submetido à temperaturas muito elevadas se transformando em uma massa pastosa. No caso dos sacos plásticos, os Pellets, já em forma pastosa passa pelo procedimento de extrusão e inflação. Por fim, é observada a produção, onde os bons vão para o consumo na finalidade que lhe foi produzido ou caso contrário, a depender da empresa, os que tiverem erros na fabricação são levados a reciclagem , para amenizar o prejuízo do mesmo.
DESCARTE
Existem vários tipos de proveito para as sacolas plásticas. Elas ajudam a população a não deixar o lixo espalhado nas ruas o que acontece em muitos centros urbanos e contribuem para alagamentos e foque de doenças. A maneira mais correta de se depositar o lixo é em locais suspensos ou em lixeiras específicas, e, além disso, depositar o mesmo próximo ao horário que o carro de coleta passa. A maioria dos grandes centros urbanos já possuem um programa de descarte de lixo sólido, levando multa para o não comprimento da mesma, com o objetivo de evitar o uso de sacos plásticos. os supermercados também aderiram a um método de evitar o uso excessivo de sacos plásticos, substituindo os mesmos por sacos maiores feitos de nylon, os quais seriam guardados e reutilizados em compras posteriores.
REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM
A reutilização pode ser definido na maioria das vezes em duas situações, o reuso caseiro e comercial. O reuso caseiro pode ser enquadrado quando ao se utilizar um saco plástico para alguma atividade, como por exemplo guardar lixo. O reuso comercial, é um pouco mais difícil de encontrar, porém um bom exemplo são as pipas feitas de saco plástico. Uma saída onde você reaproveita os sacos de compras que você tem e o utiliza para vendas, gerando uma renda para esta pessoa.
- RECILAGEM PRIMÁRIA
A mesma se passa no próprio processo de sua fabricação, onde as sobras dos matérias utilizados entre outros são reaproveitados como matéria prima para nova fabricação do material, porém deve se ficar alerta com a constante reutilização pois o mesmo pode acabar acarretando problemas na qualidade do produto pelo o excesso do seu reaproveitamento.
- RECILAGEM SECUNDÁRIA
Este processo é ligado com o lixo em si, seja ele por coleta seletiva onde o mesmo vem mais limpo e com uma maior facilidade para passar pelos processos de reciclagem, ou aqueles que são separadas entre diversos dejetos onde já sofreram contaminação entre outras situações que aumenta o trabalho para poder chegar a um estado de reciclagem.
- RECILAGEM TERCIÁRIA
Este processo se passa mais como uma transformação dos resíduos polímeros em monômeros através da decomposição química ou térmica, desta maneira ele é novamente polimerizado e usado como resinas plásticas, com tudo este processo é de grande custo, desta maneira se torna muita das vezes não viável.
- RECILAGEM QUATERNÁRIA
Neste processo visa-se a queima dos sacos plásticos para obtenção de energia, porém problemas como liberação de gases tóxico e poluentes e grande custo na compra de filtros que mesmo assim não dão um resultado satisfatório.
Referências
- http://sacolinhasplasticas.blogspot.com.br/2011/01/tenha-consciencia-ecologica-descarte.html
- http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_plastico.htm
- http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_plastico.html
- http://www.youtube.com/watch?v=PnZwZLqLTlg